sexta-feira, 3 de novembro de 2017

AINDA AS IGREJAS DE BUDAPESTE



Igreja Calvinista

Concluo hoje o périplo por mais algumas igrejas de Budapeste, que se me depararam ocasionalmente no caminho, ainda que nem todas tenham sido ocasionais, caso das que referi em posts anteriores.

Idem

Não pude visitar o Templo Reformista, na Kálvin tér, logo a seguir ao Museu Nacional, pois encontrava-se encerrado. Construído entre 1816 e 1830, a torre foi erguida em 1859, e tem sofrido algumas remodelações com o correr dos anos.

Estátua de Calvino

No largo fronteiro encontra-se uma estátua de Calvino.


Capela Ják

Idem

No Parque Városliget, por trás da Praça dos Heróis, imediatamente antes do Castelo Vajdahunyad (de que faz parte), e onde está instalado o Museu da Agricultura, fica a Capela Ják, edifício que reproduz uma capela beneditina datando de 1214, que se encontra na região de Ják, perto da fronteira com a Áustria.
Não se reproduzem fotos do interior, porque um guarda exigiu o pagamento de bilhete de ingresso, o que normalmente recuso num templo religioso, ainda que este verdadeiramente o não seja.

Castelo Vajdahunyad
Idem
Idem

O Castelo Vajdahunyad é constituído por um conjunto de construções de vários estilos arquitectónicos. Foi desenhado por Ignác Alpár para as Comemorações do Millennium da Hungria em 1896, reproduzindo detalhes de mais de 20 edifícios famosos na história do país. Por exemplo Vajdahunyad alude ao castelo de Hunyad, localidade da Transilvânia, hoje em território romeno.

Idem

Idem

Idem

O Castelo situa-se numa ilha do grande lago do Parque Városliget. Inicialmente edificado em cartão e madeira, para constituir uma atracção, tornou-se tão popular que foi reconstruído em tijolo e pedra entre 1904-6. Os pavilhões estão agrupados por ordem cronológica de estilos: românico, gótico, renascentista, barroco, etc. Por falta de tempo (e também de verdadeiro interesse por este kitsch), não visitei.


Igreja Sérvia

Também não visitei o interior da Igreja Ortodoxa Sérvia de São Jorge por se encontrar encerrada quando lá passei. Edificada no meio de um jardim, foi o centro religioso de uma vasta comunidade sérvia que se instalou nesta zona, especialmente a partir de finais do século XVII.


Idem


Idem


A actual igreja foi construída em 1698, em estilo barroco, para substituir a anteriormente existente, tendo desde então sido objecto de várias modificações. Situada na Szerb utca, 2 a 4, está interiormente organizada como todos os templos ortodoxos. A iconóstase data de 1850 e é da autoria do escultor sérvio Miahai Janich e as pinturas, de influência renascentista italiana, são obra do grego Károly Sterio.


Igreja de Santa Ana

A Igreja de Santa Ana fica situada na Batthyány tér 7, do lado de Buda, no sopé do monte, já sobre o Danúbio, no distrito de Víziváros (Cidade da Água). Começou a ser construída em estilo barroco pelos jesuítas em 1740, mas um terramoto, em 1763, danificou bastante o edifício. A dissolução da Companhia de Jesus atrasou a conclusão do templo, que só foi consagrado em 1805.

Idem

No centro do tímpano encontra-se o brasão de Buda, encimado pelo símbolo da Santíssima Trindade. O portal está decorado com figuras alegóricas da Fé, Esperança e Caridade.


Idem

No altar-mor, as esculturas representam a Virgem Maria a ser trazida por sua mãe, Santa Ana, para o Templo de Jerusalém, obra terminada em 1773 por Karóly Bebó.

Igreja Paroquial de Santa Ana (Servita)

Há uma outra Igreja de Santa Ana em Budapeste (esta do lado de Peste, no distrito de Belváros, próximo da Vaci utca), pertencente à Ordem dos Servitas e localizada na Déak Ferenc tér.

Idem

Construída em 1725-32, segundo desenho de János Hölbling e Gyórgy Pauer, teve a fachada reconstruída em 1871, e a torre foi coberta com um novo telhado desenhado por József Diescher. É considerada um dos mais belos edifícios barrocos da Hungria. 

Idem

Sobre as portas de entrada encontram-se imagens de São Peregrino e Santa Ana, e junto à torre estão, de cada lado, São Filipe e Santo Agostinho. À direita da entrada há um baixo relevo de János Istók, de 1930, dedicado aos heróis do VII Regimento Wilhelm Hussar, que morreram na primeira Guerra Mundial.

Idem

No templo realizam-se regularmente concertos.


E com estas imagens dou por terminado o meu périplo pelas igrejas de Budapeste, realizado este ano.


Sem comentários: