segunda-feira, 28 de março de 2016

AS IGREJAS DE VIENAS (II)



Karlskirche

Após nos termos debruçado sobre a Catedral de Santo Estêvão, a igreja "mãe" de Viena, vamos agora percorrer as principais igrejas do centro da cidade.


O altar-mor

A Karlskirche (Igreja de São Carlos), situada na Karlsplatz (ou mais concretamente na

São Carlos Borromeu num fresco da abóbada


Pormenor de uma coluna






No interior da igreja são realizados regularmente concertos, em especial de música barroca e clássica.




A Votivkirche (Igreja Votiva), situada na Roosevelplatz, perto da Universidade, foi mandada erigir,  graças a peditório público, em acção de graças por ter falhado a tentativa de assassinato do imperador Francisco José, em 18 de Fevereiro de 1853. O templo situa-se no local do atentado e começou a ser construído, em estilo neo-gótico, segundo projecto do arquitecto Heinrich von Ferstel, em 1856, tendo ficado concluído em 1879, e inaugurado nessa data, em que se comemoravam as boda de prata do casal imperial.

Votivkirche


Muitas das capelas da igreja são dedicadas aos regimentos e aos heróis austríacos e no baptistério encontra-se o sarcófago de Niklas Slam, herói do cerco turco de 1529. Durante muitos anos, e enquanto a igreja não tinha paroquianos propriamente ditos, dado estar situada, na data da sua construção, numa zona um pouco afastada do centro, foi inicialmente utilizada como igreja de guarnição, servindo os soldados que se encontravam em Viena, na sequência da Revolução de 1848.


O altar-mor

Entre as peças mais belas da igreja há a destacar o altar-mor, o púlpito e o Kreuzeraltar.

Púlpito
 
Kreuzeraltar


Uma pequena igreja situada no início da Kärntnerstrasse merece a nossa atenção. É a Igreja de S. João Baptista, pertencente à Ordem de Malta.




A existência da igreja é mencionada pela primeira vez em 1217 e pertencia aos Cavaleiros Hospitalários que possuíam no local um hospital com capela. Em 1258, o edifício foi consumido pelo fogo. A igreja actual data de meados do século XIV, mantendo parcialmente a sua estrutura gótica. Com o decorrer dos anos, foram introduzidos elementos barrocos e neo-clássicos que alteraram progressivamente o estilo inicial. A última grande renovação e restauro da igreja efectuou-se em 1997/98.










Monumento ao Grão-Mestre Jean Parisot de La Valette (1906)




O desdobrável exibido acima (frente e verso) fornece alguns elementos sobre o interior da igreja e sobre a Ordem Soberana Militar de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, cujo padroeiro é S. João Baptista. A Ordem, que constitui um Estado soberano, hoje domiciliado na Cidade do Vaticano e com relações diplomáticas com 104 países, é actualmente designada pela expressão mais simplificada de Ordem de Malta.

Continuaremos em próximos posts a digressão pelas igrejas do centro de Viena

Sem comentários: