domingo, 1 de novembro de 2015

PIER PAOLO PASOLINI



Ocorre hoje o 40º aniversário do assassinato de Pier Paolo Pasolini.

Sobre tão infausto acontecimento, muito se disse e escreveu nos últimos quarenta anos, porventura não tudo. Continuam a pairar zonas de sombra sobre o que realmente ocorreu, na praia de Óstia, na noite de 1 para 2 de Novembro de 1975.

O mundo foi então privado não só de um cineasta genial e de um poeta e ensaísta notável, como, e não é o menos, de uma figura pública de projecção universal, cujas posições ao longo da vida, caracterizadas pela frontalidade e o imperativo cívico, ainda hoje assombram os seus contemporâneos.

A bibliografia activa e passiva de Pasolini é imensa, e seria estultícia pretender apresentar um qualquer pálido resumo, que pecaria sempre por defeito de escolha.

Assim, recordaremos, aleatoriamente, o extraordinário álbum de Martine Boyer e Muriel Tinel, Les films de Pier Paolo Pasolini, a biografia escrita por seu primo direito e íntimo confidente Nico Naldini, Pier Paolo Pasolini e a peça de teatro de Michel Azama, Vie et Mort de Pier Paolo Pasolini, de que existe uma gravação em dvd.






Apresentamos um extracto do dvd:



O nº 551 do "Magazine Littéraire", do passado mês de Janeiro, incluiu um dossier sobre Pasolini, que referimos aqui.

Sem comentários: