sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PRÉMO NOBEL DA PAZ PARA A TUNÍSIA




O Comité Nobel da Noruega decidiu atribuir este ano o Prémio Nobel da Paz ao Quarteto de Diálogo Social da Tunísia, pela sua "decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011".

O Quarteto é composto pela União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT), União Tunisina da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e Liga Tunisina dos Direitos Humanos (LTDH).

O Prémio, no valor de 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 970 mil), será entregue em 10 de Dezembro, em Oslo.

Segundo o Comité, a formação do Quarteto garantiu “direitos fundamentais para toda a população, sem distinção de género, convicção política ou religião", e o seu trabalho permitiu que os avanços alcançados durante a revolução não fossem perdidos.

As organizações que integram o Quarteto representam diferentes sectores e valores da sociedade tunisina. “Com essa base, o Quarteto exerceu o seu papel de mediador e força motriz para promover o desenvolvimento democrático pacífico na Tunísia com grande autoridade moral”, referiu ainda o Comité Nobel, razão pela qual o Prémio foi atribuído ao Quarteto em si, e não às quatro organizações individualmente.

Sem comentários: