sexta-feira, 17 de julho de 2015

NOS MEANDROS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO




O embaixador José Manuel Duarte de Jesus lançou a semana passada, com apresentação do general Loureiro dos Santos e palavras prévias do general Ramalho Eanes, o seu livro Espionagem e Contraespionagem em Portugal.

Nesta obra, precedida por outros livros que escreveu sobre matérias conexas, o embaixador Duarte de Jesus analisa os serviços de informações portugueses durante o fim do Estado Novo e no período subsequente à Revolução de Abril. Baseado numa investigação aprofundada e citando sempre as fontes, o autor transmite-nos o resultado das suas pesquisas, enriquecendo o nosso conhecimento sobre coisas que ignorávamos ou das quais não possuíamos mais do que uma notícia superficial.

A obra compõe-se de sete capítulos, em que Duarte de Jesus discorre sobre o conceito de intelligence e refere os diversos serviços do ante e do pós 25 de Abril: a PVDE/PIDE-DGS, a Legião Portuguesa, o Ministério do Ultramar, as Forças Armadas, com subcapítulos dedicados à 5ª e à 2ª Divisão do EMGFA. Uma referência ainda aos serviços não institucionalizados, e aos "espiões" pessoais de Salazar, um não propriamente secreto, Jorge Jardim, e outro que Duarte de Jesus só muito recentemente identificou, Herbert Lester, apenas do conhecimento do antigo presidente do Conselho e da sua governanta D. Maria.

Muito curiosas as revelações sobre a atitude da DGS aquando do 25 de Abril e sobre o caso "Angoche", um navio que, como alguns ainda se lembrarão, foi encontrado incendiado e abandonado pela tripulação em 1971, nas águas de Moçambique, incidente nunca cabalmente esclarecido, e que, com certeza, perdurará como um mistério na história da guerra colonial.

O livro contém em anexo a reprodução de muitas cartas, telegramas e ofícios relativos à matéria tratada, que suportam as asserções do texto.

Por tudo isto se poderá dizer que a obra preenche uma lacuna em tão relevante área e prossegue as anteriores pesquisas do autor, a quem deveremos ficar gratos por mais esta sua contribuição sobre as "vicissitudes e mistérios" da espionagem e da contraespionagem em Portugal.


Sem comentários: