sábado, 6 de junho de 2015

O TRIUNFO DA ORTODOXIA




Teve lugar ontem à noite, no Centro Cultural de Cascais, com a presença do presidente da Câmara Municipal, a inauguração da exposição "O Triunfo da Ortodoxia", que acolhe algumas dezenas de preciosos ícones ortodoxos, além de outras peças, provenientes do Museu Grão Vasco, de Viseu.

As obras expostas fazem parte de uma valiosa colecção, legada ao Museu Grão Vasco por Anna-Maria Pereira da Gama (1923-2005),  que durante a sua vida recolheu notáveis exemplares de mobiliário, escultura, medalhas, moedas, minerais, pratas e arte russa, com particular destaque para os ícones bizantinos e outros objectos da religião ortodoxa.

Este legado, recebido em 2013 pelo Museu Grão Vasco, é considerado o mais importante conjunto do género existente em Portugal, e o núcleo agora apresentado inclui imagens do Antigo Testamento, da Virgem, de Cristo, de temas místicos, representações de anjos, mártires, santos, doutores da Igreja, patriarcas e reformadores, calendários festivos e menológicos, e ainda objectos de metal, como cruzes de abençoar, placas, pequenos retábulos e medalhões de uso devocional.

Entre as obras expostas, importa destacar a "Mãe de Deus das 'Três Mãos'" (Moscovo, século XVIII), o "Cristo Pantocrator" (Moscovo, século XIX), "São Nicolau" (Rússia central, século XVIII), "Sofia (Sapiência de Deus)" (Rússia central, século XVIII) ou "Mandylion e o Milagre de Floros e Lavros" (Novgorod, século XVIII).

A exposição é uma iniciativa de parceria entre o Museu Grão Vasco, dirigido por Agostinho Ribeiro e a Fundação D. Luís I, sob a presidência de Salvato Teles de Menezes, sendo curador Sérgio Gorjão (anterior director do Museu), com a colaboração da embaixatriz Irina Marcelo Curto, especialista na matéria, de Graça Marcelino (técnica do Museu Grão Vasco), da família e dos testamenteiros da legatária e ainda da equipa técnica do Centro Cultural de Cascais.

Uma exposição que importa visitar.


Sem comentários: