terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PORTUGAL E O RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINIANO




O embaixador Francisco Seixas da Costa publicou hoje, no seu blogue "duas ou três coisas", um post sobre a atitude de Portugal relativamente ao reconhecimento do Estado da Palestina.

Pela importância da matéria e por se tratar da opinião de um conceituado diplomata português, transcrevemos, com a devida vénia, o referido texto:

terça-feira, 2 de Dezembro de 2014

Palestina

Quando, há algum tempo, publiquei no "Diário Económico" um artigo sobre Israel, muito crítico da posição do governo de Telavive, tive fortes mas espectáveis reações. Uma amiga israelita ofendeu-se e deixou de me falar, um amigo português telefonou a dizer esta frase curiosa: "Só hoje acreditei que não tens ambições políticas. Ninguém que as tivesse poderia escrever o que escreveste". Como se eu não soubesse isso.

Dou uma contribuição mais para essa avaliação ao dizer agora que acho profundamente lamentável que o Estado português revele uma imensa tibieza face ao crescente movimento europeu no sentido de reconhecer o Estado da Palestina. Como se já nos não tivesse bastado a triste postura assunida por ocasião da integração da Palestina na UNESCO, que foi depois necessário retificar de forma atabalhoada. A política externa portuguesa deveria mostrar-se leal e coerente com momentos do seu passado em que revelou um forte sentido de responsabilidade ao abordar a questão israelo-palestina e afirmar-se agora na linha da frente deste reconhecimento, não ficando comodamente à espera da sua quase inevitabilidade para fazer esse gesto. "Prudência e caldos de galinha" não ilustram uma postura internacional e tentar passar despercebido e ganhar tempo é apenas uma forma de poder ser vir a ser acusado de mero oportunismo. Isso não dignifica Portugal, como nas Necessidades deviam saber. Não me agrada trazer polémica a um terreno em que o consenso deve prevalecer, mas há limites.



A subordinação da nossa política externa a interesses pouco claros - já nem falo de valores - vai progressivamente contribuindo para a irrelevância de Portugal no concerto das nações.

Sem comentários: