terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MAURICE DUVERGER




Morreu no passado dia 16 (ou 17) deste mês, com 97 anos, o famoso jurista, político, sucessivamente professor das Faculdades de Direito de Poitiers, de Bordéus e da Sorbonne e grande constitucionalista francês, Maurice Duverger.

Militante da extrema direita desde os 15 anos (do Partido Popular Francês, de Doriot),apoiou o marechal Pétain e o Regime de Vichy mas veio a juntar-se à Resistência e a posições mais próximas da esquerda. Aliás, de 1989 a 1994, foi deputado ao Parlamento Europeu, eleito como independente na lista do Partido Comunista Italiano.




Deve-se a Maurice Duverger, autor de numerosas obras, muitas das quais traduzidas em português ou em brasileiro, o famoso ensaio, tornado clássico, Les Partis politiques (1951), onde elabora sobre o escrutínio proporcional e o escrutínio maioritário. Foi também o criador do conceito de regime semi-presidencialista, uma terceira categoria agrupando características dos regimes presidencialistas e parlamentares.

Maurice Duverger teve uma grande audição em Portugal no pós-Revolução de Abril, e na elaboração da Constituição Política da República Portuguesa de 1976. A sua voz foi então escutada, como uma espécie de oráculo, por políticos de todos os quadrantes da nossa sociedade.

1 comentário:

james disse...

Parte do seu pensamento bem me foi martelado por alguns professores da Faculade de Direito da Universidade de Lisboa.