sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ACTIVIDADE CULTURAL EM LJUBLJANA


Cankarjev Dom

A intensa actividade cultural em Ljubljana mostra que a pequena capital da Eslovénia sobressai entre muitas outras cidades de superior dimensão.

Cankarjev Dom

O pólo da vida cultural é a Cankarjev Dom, na Praça da República (Tgr Republike), o grande edifício  construído entre 1977 e 1982 pela então República Socialista da Eslovénia e que funciona como centro cultural e centro de congressos. Desenhado pelo arquitecto Edvard Ravinkar, deve a sua designação ao grande escritor e político social-democrata Ivan Cankar (1876-1918), dramaturgo, ensaista, poeta, considerado um dos nomes maiores da literatura eslovena contemporânea.


Cankarjev Dom

Cankarjev Dom

A Cankarjev Dom abriga quatro auditórios: Gallus Dvorana (Sala Gallus), do nome do compositor Jacobus Gallus (1550-1591); Linhart Dvorana (Sala Linhart), do nome do dramaturgo e historiador Anton Tomaž Linhart (1756-1795); Kosovel Dvorana (Sala Kosovel), do nome do poeta Srečko Kosovel (1904-1926) e  Štih Dvorana (Sala Štih), do nome do dramaturgo e encenador Bojan Štih (1923-1986) e ainda uma vasta galeria para exposições e outros eventos e outras salas de dimensões mais reduzidas. A Gallusova Dvorana tem capacidade para 2.000 pessoas e a Linhartova Dvorana pode sentar 620 espectadores.




Nestes auditórios realizam-se espectáculos de ópera, bailado, teatro, cinema, concertos, etc. e têm lugar conferências, congressos e outras actividades similares. As produções apresentadas são nacionais e estrangeiras. Em Março próximo, actuará na Gallusova Dvorana a fadista portuguesa Ana Moura.

Cankarjev Dom

A Cankarjev Dom é o lugar por excelência para as execuções da Orkester Slovenske Filharmonije. Tive a oportunidade de assistir este mês a um concerto dirigido pelo maestro francês Frédéric Chaslin, em que foram tocadas a Abertura Viviane, de Chausson, November Steps, de Takemitsu, La Mer, de Debussy e Valses nobles et sentimentales, de Ravel.


A sede da Orquestra é no edifício da Academia Philharmonicorum, criada em 1701, sucessora da Academia Operosorum Labacensium (Academia dos Trabalhadores Residentes em Ljubljana) fundada em 1693, cuja sede é na Praça do Congresso (Kongresni Tgr). O edifício actual foi construído em finais do século XIX.





Academia Philharmonicorum

De 1881 a 1882, o director da Orquestra foi o compositor Gustav Mahler, cuja estátua se ergue em Hribarjevo Nabrežje (Cais de Hribar), mais precisamente em Dvorni Trg.

Gustav Mahler

Durante a sua permanência na cidade, Mahler residiu num prédio frente à Câmara Municipal, em Mesni Trg, a Casa Krisper, propriedade da família Krisper, ricos comerciantes da cidade.



Casa Krisper, com pormenor do busto de Mahler na parede

 Outra instituição de de elevado nível cultural é o Slovensko Narodno Gledališče Drama Ljubljana (Teatro Nacional Esloveno de Drama de Ljubljana), situado na Erjavčeva Cesta, e que apresenta um repertório preferencialmente clássico.

Teatro Nacional

Importa ainda referir o Poletno Gledališče Križanke (Teatro ao ar livre Križanke), situado na Francoske Revolucije Trg (Praça da Revolução Francesa), onde se realiza o Festival de Verão de Ljubljana. Os principais espectáculos têm lugar nos claustros do Mosteiro de Santa Cruz dos Cavaleiros da Ordem Teutónica de Križanke (de Križniki, a designação dos cruzados alemães) mas outros eventos realizam-se também na respectiva Igreja barroca, no Peklensko Dvorišče (Pátio do Diabo) e noViteška Dvorana (Sala dos Cavaleiros).

Mosteiro de Križanke



O Mosteiro de Križanke foi edificado no século XIII, profundamente danificado pelo terramoto de 1511, parcialmente reconstruído entre 1567 e 1579  e concluído em estilo barroco nos princípios do século XVIII, e manteve as suas funções religiosas até ter sido nacionalizado em 1945. O complexo, desde então abandonado, foi remodelado em 1956 pelo famoso arquitecto Jože Plečnik, que transformou o local num dos principais espaços artísticos da capital eslovena. 


O modelo original da igreja está conservado no contíguo Museu da Cidade de Ljubljana.




A actividade artística em Ljubljana não se esgota naturalmente nos exemplos acima referidos, mas uma descrição mais pormenorizada dos locais consagrados a manifestações culturais transcende os limites deste post.

Sem comentários: