terça-feira, 1 de abril de 2014

PETER GRIMES: UM MANIFESTO CONTRA A HIPOCRISIA




Comemorando o 100º aniversário do nascimento de Benjamin Britten, em 2013, um consórcio reunindo diversas entidades, nomedamente o Arts Council England e o Aldeburgh Music, promoveu a realização cinematográfica da ópera Peter Grimes, um das mais expressivas do célebre compositor, tendo como cenário a praia de Aldeburgh.

Nascido na aldeia piscatória de Lowestoft, no condado de Suffolk (leste de Inglaterra), sempre Britten nutriu uma paixão pelo mar e pelos ambientes marítimos. Adulto, instalou-se com o seu companheiro, o tenor Peter Pears, na povoação de Aldeburgh, também na costa do Suffolk, aí tendo vivido até à morte.

Sendo Britten o maior compositor britânico contemporâneo, e o mais notável desde Purcell, resolveu a Aldeburgh Music patrocinar a produção de um filme sobre Peter Grimes na praia de Aldeburgh, isto é, no próprio local em que decorre a acção da ópera, para assinalar os cem anos do seu nascimento.


Ainda Britten vivia nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, quando tomou conhecimento casualmente do poema The Borough (1810), de George Crabbe, poeta, cirurgião e clérigo, também natural de Aldeburgh. O livro de Crabbe consiste numa colectânea de poemas organizados numa série de 24 cartas, abrangendo vários aspectos da  vida da comunidade aldeburghense, com destaque para as histórias de certos habitantes. A carta mais conhecida é a Carta XXII, que conta a vida de Peter Grimes, um pescador atraído por rapazinhos e alvo das críticas e da reprovação da aldeia.

A obra é considerada uma poderosa alegoria da opressão homossexual, e o argumento que (a partir de Crabbe) o libretista Montagu Slater escreveu para a ópera de Britten, é um acutilante manifesto contra a hipocrisia do puritanismo anglo-saxónico, que na Inglaterra vitoriana atingiu proporções sinistras. A própria música de Britten exprime claramente o ambiente conspirativo da aldeia e a falsa indignação dos habitantes que censuram o comportamento "estranho" de Grimes enquanto se entregam a práticas libidinosas mais consentâneas com a moral "oficial".

O próprio Britten foi incomodado pela polícia, nos anos 50, devido às suas relações com jovens, nomeadamente durante a campanha anti-homossexual levada a cabo pelo controverso ministro do Interior David Maxwell Fyfe.

 Em 4 de Dezembro de 1976, Briten morreu em Aldeburgh, sendo sepultado, por sua expressa vontade, no cemitério da igreja local, já que previamente declinara a oferta das autoridades da Abadia de Westminster para que fosse inumado naquele local histórico. Contudo, em 10 de Março de 1977, realizou-se na Abadia um serviço religioso em sua memória, sob a presidência da Rainha-Mãe Isabel.

A estreia da ópera teve lugar em 1948, no Covent Garden, com Peter Pears no protagonista, e obteve um extraordinário êxito. Reposta diversas vezes na Grã-Bretanha  e cantada em todo o mundo, entrou no repertório operático mundial.



A produção de Aldeburgh foi editada recentemente em dvd e oferece-nos um espectáculo memorável, com encenação de Tim Albery e realização cinematográfica de Margaret Williams.  A Briten-Pears Orchestra é dirigida por Steuart Bedford e são principais intérpretes Alan Oke (Peter Grimes), Giselle Allen (Ellen Orford), David Kempster (Capitão Balstrode) e Gaynor Keeble (Auntie).


Sem comentários: