quinta-feira, 17 de abril de 2014

ANIVERSÁRIO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A CHINA



 


Foi inaugurada ontem, no Centro Científico e Cultural de Macau, uma exposição fotográfica comemorativa do 35º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República Portuguesa e a República Popular da China.

A inauguração foi precedida de uma apresentação, pelo presidente do Centro, prof. Luís Filipe Barreto, e de uma saudação, pelo embaixador da China em Lisboa, dr. Huang Songfu. Entre a numerosa assistência encontravam-se os antigos governadores de Macau, general Garcia Leandro e Carlos Melancia, o ex-embaixador de Portugal na China, José Duarte de Jesus e o presidente da Fundação Gulbenkian, Rui Vilar.

As relações diplomáticas com a República Popular da China foram estabelecidas em 8 de Fevereiro de 1979, tendo sido primeiro embaixador de Portugal António Ressano Garcia. Contudo, as relações luso-chineses são muito antigas, tendo começado em Malaca, em 1509, e a sua primeira expressão diplomática ocorreu em 1517, com a Embaixada do Reino de Portugal à China Ming, chefiada por Tomé Pires, recebido em Pequim em 1520-1521.

Sem comentários: