terça-feira, 18 de março de 2014

JOSÉ MEDEIROS FERREIRA




Morreu esta manhã em Lisboa, vítima de doença prolongada, José Manuel de Medeiros Ferreira, de 72 anos, historiador, político e professor universitário, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional, chefiado por Mário Soares.

Tive oportunidade de conhecer pessoalmente Medeiros Ferreira e de apreciar a sua inteligência, a sua cultura, o seu civismo e o seu fino sentido de humor, que o tornavam uma pessoa superiormente interessante. 

Eximo-me a descrever o seu percurso biográfico, que poderá ser consultado com vantagem na notícia do falecimento no jornal "i".

Quando publicou, em Novembro passado, o seu último livro, Não Há Mapa Cor-de-Rosa - A História Mal(dita) da Integração Europeia, comentei a obra neste blogue, salientando o seu contributo para a história muito mal conhecida da União Europeia, que tem sido progressivamente constituída à revelia dos povos.

 Em 2012, concedeu ao EXPRESSO uma notável entrevista, que é, de alguma forma, um balanço da sua actividade política. Trata-se de um importante documento que importa ler e sobre o qual importa reflectir.

Medeiros Ferreira, que manteve até há semanas uma intensa actividade como docente, comentador, conferencista e interventor na vida política, escrevia também em dois blogues: o "Bicho Carpinteiro" (inactivo desde 2012) e o "Córtex Frontal", onde publicou, pela última vez, em Fevereiro passado.


Sem comentários: