domingo, 2 de fevereiro de 2014

MICHEL FOUCAULT, TRINTA ANOS DEPOIS




Passados trinta anos sobre a morte de Michel Foucault, o "Magazine Littéraire" deste mês de Fevereiro (nº 540) dedica o seu dossier ao autor de L'Archéologie du savoir.

A obra de Foucault e o seu magistério continuam a ser uma referência do pensamento universal, estando traduzido em todo o  mundo. Deve salientar-se o facto de as suas lições no Collège de France terem começado a ser publicadas após a sua morte, encontrando-se hoje a edição praticamente concluída. Diga-se também que, para além dos livros notáveis que escreveu, estas lições clarificam e acrescentam valia aos seus textos. Por outro lado, a Bibliothèque National de France adquiriu recentemente os riquíssimos arquivos inéditos do filósofo, pelo que é de esperar importantes revelações num futuro próximo.

Referimo-nos a Foucault neste blogue, nomeadamente aqui, aqui e aqui. Nascido em 1926 e falecido em 1984, vítima de sida, não chegou a concluir o último volume da sua Histoire de la sexualité (Les Aveux de la chair). Esperamos que a obra, inacabada, venha a ser agora editada, pois consta necessariamente do seu espólio. Os estudos que efectuou sobre o género subverteram todas as concepções vigentes e as suas análises sobre a loucura e sobre o colonialismo acabaram por influenciar decisivamente os poderes públicos. Foi o que se costuma chamar um intelectual engagé.

Leia-se, pois, e releia-se Michel Foucault.

Sem comentários: