domingo, 2 de fevereiro de 2014

A LITERATURA E A VIDA




Foi agora editado em DVD no nosso país o filme Dans la maison, de François Ozon, produzido em 2012 e estreado no cinema o ano passado.

Resumo da estória: um rapaz de dezasseis anos que pretende penetrar na casa de um colega da sua turma de literatura, insinua-se junto deste com o pretexto de lhe dar explicações de matemática e acaba por ser admitido e frequentar a residência, confraternizando com o amigo e os pais. E começa a escrever os relatos dessas visitas para o seu professor de francês que o estimula nas suas redacções, admirado com a as capacidades de um aluno tão dotado e invulgar. O próprio professor ganha um novo entusiasmo pela actividade de docente. Mas a intrusão do rapaz naquela casa ("há sempre forma de entrar numa casa") vai desencadear uma série de acontecimentos incontroláveis.



No fim, a família do colega muda-se para a China, o professor é despedido do liceu e abandonado pela mulher e o rapaz vai reencontrá-lo no jardim do que é suposto ser um asilo para pessoas desvalidas.

Com o seu habitual talento, François Ozon descreve o percurso singular deste jovem e também o do professor, sendo as restantes personagens o contraponto que permite elaborar a estória. Claro que o realizador deixa à perspicácia do espectador a compreensão profunda do conflito, apenas sugerido, um não-dito em que Ozon é mestre.


O argumento do filme é extraído da peça El chico de la última fila, do espanhol Juan Mayorga, publicada em 2008, e que obteve assinalável sucesso.
 

Salientem-se as notáveis interpetações de Fabrice Luchini, no papel do professor e de Ernst Umhauer, no do rapaz, que, já com 23 anos, consegue aparentar perfeitamente os 16 do protagonista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ozon é um dos grandes cineastas franceses dos dias de hoje. Este filme merece a maior das atenções