sábado, 15 de junho de 2013

DEMOCRATA OU SULTÃO ?




Interroga-se "The Economist" da semana passada, a propósito do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan: Democrat or sultan? A posição de intransigência demonstrada por Erdogan relativamente à construção de um centro comercial no Parque Gezi, de Istanbul, para além de uma incompreensível teimosia, leva a supor que importantes interesses imobiliários estarão em jogo. Nada justifica que se destrua a única zona verde do centro da parte "moderna " de Istanbul, pelo simples capricho da reconstrução de uma caserna otomana albergando, ou contígua a um centro comercial.

A oposição ao projecto do líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento, que encontra adeptos nos próprios militantes do AKP, veio suscitar uma questão latente há vários anos na Turquia: a laicidade do Estado.

Começa a tornar-se evidente que, confortado com 50% dos votos nas últimas eleições, Erdogan pretende iniciar (ou continuar) uma islamização do país, onde os cidadãos urbanos, e especialmente os jovens, se mantêm fiéis à herança republicana e laica de Kemal Atatürk.

Parece que, após declarações inflamadas, Erdogan regressou a um diálogo, ainda que ténue, com os ocupantes do famoso parque e da praça Taksim, que lhe é adjacente.

De uma coisa não restam dúvidas: a Turquia sai enfraquecida deste confronto desnecessário, o turismo caiu rapidamente e as pretensões do governo turco quanto ao retomar de uma certa hegemonia (otomana) sobre o mundo árabe sofreram um duro revés.

E regressa a velha questão: é a Democracia compatível com o Islão?  É certamente compatível com a religião muçulmana, não o é com o radicalismo islâmico como, de resto, os salafistas apregoam alto e bom som.

Os próximos dias, ou semanas, permitirão compreender melhor os desafios que se colocam ao poder estabelecido em Ankara.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem uma coisa nem outra. Talvez investidor imobiliário.