sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONFRONTOS EM ISTANBUL

 


Centenas de pessoas ficaram feridas em violentos confrontos com a polícia na célebre praça de Taksim, em Istambul, e nas artérias adjacentes, devido à recusa de abandonarem o parque Gezi, o local arborizado daquela praça, uma espécie do nosso parque Eduardo VII, onde se tinham instalado, em atitude de recusa aos projectos municipais e governamentais de urbanizarem aquela que é uma das principais zonas de convívio ao ar livre da antiga capital do Império Otomano.

À hora a que escrevemos, os incidentes continuam, no que é também uma forma de contestação ao governo islamista de Recep Tayyip Erdogan, já que Istambul, mais do que Ankara, mantém uma tradição republicana e laica, herdada dos tempos de Mustafa Kemal Pasha Atatürk.

Os confrontos alastraram também a Ankara, com milhares de pessoas a manifestarem-se no grande parque da cidade, no que é a primeira grande demonstração de força anti-governamental, desde que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), dito islamista moderado, assumiu o poder.

A polícia tem utilizado gás lacrimogéneo, canhões de água, balas de borracha e bastões contra uma população cada vez mais contestatária dos puritanismos governamentais, e que igualmente contesta a projectada construção de uma terceira ponte sobre o Estreito de Bósforo, que destruirá as ainda restantes zonas verdes da cidade.


1 comentário:

Anónimo disse...

Agora é a vez da Primavera Turca. Creio que Erdogan foi longe de mais, apesar do apoio eleitoral da população. Mas as grandes cidades, com um modo de vida muito ocidentalizado, não se acomodam às prescrições religiosas de um partido islâmico.