sexta-feira, 27 de julho de 2012

DESAPARECEU "A DIVINA COMÉDIA"


Passaram-se em Itália as coisas mais incríveis durante o consulado de Berlusconi. Uma das mais recentes descobertas foi o roubo de livros e documentos preciosos da Biblioteca de Girolamini, integrada no convento dos frades Jerónimos, instituição cultural do Estado e  a mais antiga biblioteca de Nápoles. Entre as obras desaparecidas conta-se o manuscrito com iluminuras d'A Divina Comédia, de Dante, as raríssimas edições de Virgílio e de Séneca, a Jerusalém Libertada de Tasso, ou as obras de Frederico II da Prússia.

Estes livros de valor inestimável foram roubados por um director, Marino Massimo de Caro, nomeado por Silvio Berlusconi, antigo intermediário de negócios escuros na América do Sul, e que fora consultor no ministério da Agricultura antes de passar ao da Cultura, Logo após a sua designação, com a ajuda de uma amante que pernoitava na Biblioteca e a cumplicidade de um padre integrista, Sandro Marsano, o novo director começou a esvaziá-la do seu mais valioso conteúdo.

Porque o assunto merece reflexão, e na impossibilidade de transcrever o artigo esclarecedor que sobre o mesmo escreveu Marcelle Padovani, no nº 2488 do Nouvel Observateur, de 12 a 18 deste mês, indico o site a consultar:.

 http://www.patrimoniosos.it/rsol.php?op=getarticle&id=97284


Sem comentários: