domingo, 20 de maio de 2012

ELEIÇÕES NA SÉRVIA


O candidato nacionalista Tomislav Nikolic, ganhou hoje, na segunda volta, contra todas as previsões, a eleição para a presidência da República, na Sérvia, vencendo, embora por escassa maioria, segundo os resultados estimados, o presidente cessante Boris Tadic, o seu concorrente que era considerado o favorito para o lugar.

Nacionalista e populista, Nikolic, que foi um aliado do antigo presidente Slobodan Milosevic, considera-se hoje pró-europeísta, mas não a qualquer preço.

A entrega ao Tribunal Penal Internacional dos antigos dirigentes dos sérvios da Bósnia, o político Radovan Karadzic e o militar Ratko Mladic, pelo presidente Tadic, foi mal visto por muitos sérvios, que os continuam a considerar como heróis nacionais. Também a melhoria das relações com o Kosovo, embora sem reconhecer a independência daquele território, constituiu motivo de desagrado dos sérvios para com Tadic, dado que continuam traumatizados com o bombardeamento do país pela NATO em 1999, segundo a política de desintegração da Europa promovida pela própria União Europeia (?!) e pelos Estados Unidos.

Os sérvios, obviamente, não gostaram daquela não-declarada "guerra humanitária".

Sem comentários: