segunda-feira, 14 de maio de 2012

DA SÍRIA AO LÍBANO



Segundo relata a Al Jazira, registaram-se a noite passada graves confrontações na cidade libanesa de Tripoli, entre partidários do presidente sírio Bashar Al-Assad e apoiantes da oposição ao regime alauíta de Damasco.

Os incidentes provocaram, até ao momento, quatro mortos e 24 feridos, presumindo-se que o número de vítimas seja mais elevado.

Os incidentes começaram no sábado á noite entre o exército e grupos de jovens islamistas, devido à prisão de um indivíduo suspeito de terrorismo. Cerca de 100 islamistas, arvorando bandeiras negras e gritando "Deus é Grande", bloquearam as estradas que, a norte e a sul, dão acesso à cidade.

Os confrontos agora verificados entre elementos pró e contra o regime sírio não são inéditos, e durante anos Damasco exerceu uma espécie de tutela sobre o Líbano. Parece, todavia, intensificarem-se agora com a guerra civil que progressivamente se vai instalando no país vizinho.

Há, pois, todos os motivos para recear que o conflito em curso na Síria alastre ao Líbano e mesmo à Jordânia, acabando por envolver Israel. Talvez uma oportunidade para os palestinianos terem uma palavra a dizer quanto ao seu destino, ainda que os dados para um conflito regional no Médio Oriente não estejam lançados.

Devemos, contudo, estar preparados para o pior.

Sem comentários: