quinta-feira, 1 de março de 2012

EXÉRCITO SÍRIO CONTROLA HOMS

Homs - Mesquita de Khalid Ibn Walid 

Segundo informa a Al Jazira, o exército sírio assumiu hoje o controlo do bairro de Bab Amr, em Homs, tendo as forças de oposição ao regime operado aquilo a que chamam de "retirada estratégica", com o fim de proteger os milhares de civis que se recusaram a abandonar as suas casas. O ataque aos rebeldes foi dirigido por Maher Al-Assad, irmão do presidente e comandante da 4º divisão, que declarou controlar totalmente a região.

 Entretanto, o governo sírio autorizou a Cruz Vermelha Internacional a entrar amanhã na cidade, cuja situação humanitária é muito grave, devido aos confrontos que desde há semanas opõem o exército e os revoltosos. A cidade tem estado sem alimentos, medicamentos e electricidade e torna-se necessário evacuar de imediato os feridos mais graves.

Conforma-se que o auto-intitulado Exército Sírio Livre tem estado a atacar as tropas governamentais com armas fornecidas pelo Ocidente e pelas monarquias do Golfo, o que tem prolongado os combates.

Os ministros dos Estrangeiros dos países do Golfo vão encontrar-se na próxima quarta-feira com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, na procura de uma situação diplomática para a crise. Sabah Khalid Al-Sabah, do Kuwait, disse que as "nações do Golfo pedirão à Rússia para ir ao encontro das aspirações do povo sírio", o que a ser tomado à letra significaria a manutenção do regime de Assad, já que Al-Sabah, a menos que seja néscio, não poderá ignorar que a maioria do povo sírio está ainda ao lado do regime. Também Kofi Annan, enviado especial da ONU, declarou que se deslocará muito em breve a Damasco.


1 comentário:

Anónimo disse...

é a politica internacional.
sera sempre assim e sem ser analista
politico ou historiador tudo ficara
na mesma.
lamento apenas as mortes de inocentes.