domingo, 26 de fevereiro de 2012

A AUSTERIDADE SEGUNDO KRUGMAN


O americano Paul Krugman (Prémio Nobel da Economia em 2008), professor da Universidade de Princeton e da London School of Economics, entre muitos e variados títulos, não é propriamente um perigoso esquerdista. Todavia, defende que a política de austeridade que está a ser aplicada na Zona Euro conduzirá a uma catástrofe como a Grande Depressão dos Anos Trinta. Considera os líderes europeus incapazes (para não dizer criminosos) e que a austeridade empurrará a Europa para uma recessão inevitável que terá consequências imprevisíveis.

Não sendo obviamente um entusiasta de Milton Friedmann e da Escola de Chicago, de que o improvável ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, é um fiel missionário, Krugman debruça-se no seu blogue  sobre a crise europeia e tece oportunas considerações sobre os GIPSI,s (Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália), apoiadas em gráficos.

Segundo informa o PÚBLICO, Paul Krugman, que se encontra de visita a Portugal, receberá amanhã o doutoramento honoris causa pela Universidade de Lisboa, pela Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade Nova de Lisboa. Aguardam-se as suas declarações sobre matéria que tanto nos interessa.

Sem comentários: