domingo, 18 de dezembro de 2011

VACLAV HAVEL


Vaclav Havel, dramaturgo e ensaísta checo, opositor do anterior regime comunista da Checoslováquia, morreu hoje aos 75 anos.

Com um vasto curriculum, conforme se lê aqui, foi o primeiro presidente da Checoslováquia "democrática" e também, após a secessão da Eslováquia, o primeiro presidente da nova República Checa. Com obra teatral publicada e representada um pouco por todo o mundo, tornou-se uma figura carismática da Europa de Leste pós-queda do Muro de Berlim. Foi muito apreciado por Margaret Thatcher e por George W. Bush, que apoiou quando este invadiu o Iraque, embora, em minha opinião, esses elogios não constituam uma estimável carta de recomendação para quem quer que seja. Aliás as suas opiniões políticas do tempo em que exerceu o poder contradizem muito do que foi a sua luta da juventude contra o regime ditatorial de Praga.

Uma afirmação sua, feita há anos, que a judia-checa-americana Madeleine Albright poderia vir a ser uma boa presidente para o seu país, valeu-lhe então acerbas críticas.

Sem comentários: