terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O TESTAMENTO DE TONY JUDT


Foi publicada há semanas a edição portuguesa (O Chalet da Memória) da última obra do historiador britânico Tony Judt, The Memory Chalet, originalmente editada em 2010.

Tony Judt, a quem nos referimos aqui, aqui, aqui e aqui, faleceu em 6 de Agosto do ano passado, com 62 anos, vítima de uma doença estúpida (afinal todas as doenças são estúpidas), uma esclerose lateral amiotrófica, que deixando-lhe intacto o cérebro o privou progressivamente dos movimentos, mesmo dos mais simples, como falar.

Os textos reunidos neste livro foram publicados em "The New York Review of Books", ainda em vida do autor, e constituem uma espantosa revisitação da sua vida, apoiados numa invejável memória, que a doença não lhe diminuira. Constituem a revisitação de alguns dos aspectos, porventura dos mais banais, que impressionaram Judt ao longo da vida, que o marcaram definitivamente, a ele que viveu num período interessante da história, entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o presumível início de uma Terceira, provocada pela cupidez daquilo a que se chama "os mercados" e que o autor vigorosamente denuncia na obra.

Não cabendo aqui uma crítica do livro, citaremos mais tarde algumas linhas do que escreveu sobre os referidos mercados, mas não poderíamos deixar de referir o seu juízo profundamente negativo sobre Margaret Thatcher e o seu profundo desprezo por Tony Blair.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está um livro que deveria ser lido por toda a gente.