domingo, 11 de dezembro de 2011

JOSÉ MANUEL SERRA FORMIGAL

Morreu hoje em Lisboa José Manuel Serra Formigal, que foi director do Teatro da Trindade, fundador da extinta Companhia Portuguesa de Ópera e, mais tarde, presidente do Conselho de Administração do Teatro de São Carlos.

Conforme se pode ler aqui, Serra Formigal foi um dos grandes entusiastas da ópera em Portugal, e a fundação de uma companhia portuguesa (que a ele se deve), com sede no Teatro da Trindade, no âmbito da antiga FNAT (Federação Nacional para a Alegria no Trabalho), hoje INATEL, constituiu um passo decisivo na democratização do acesso à ópera e foi o embrião de uma escola de cantores, infeliz e inexplicavelmente extinta a seguir à Revolução de Abril.

Fui assinante das temporadas de ópera do Trindade, durante o tempo em que a Companhia Portuguesa existiu, e lembro-me que pagava a plateia a 2$50 (dois escudos e cinquenta centavos), equivalente a € 0.01, isto nos anos sessenta, mas que era na altura um preço muito inferior ao do Teatro de São Carlos.

Serra Formigal amava a ópera, de que era profundo conhecedor, e a ela dedicava uma  parte do seu labor, paralelamente à actividade de advogado que exercia no intervalo das suas funções oficiais como director do Trindade e administrador do São Carlos.

A morte de Serra Formigal retira mais um tijolo ao edifício em desmoronamento que é Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

E para além de excelente advogado, e para além de tudo o que referiu, uma pessoa profundamente inteligente e humana. Alguém que deixa um vazio

Valeria

Anónimo disse...

Realmente estão todos a desaparecer, digo, aqueles que algo de útil fizeram por este país.
Que apagada e vil tristeza!
Marquis