sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A CIMEIRA


Terminou em Bruxelas, sem honra nem glória, a Cimeira do "Euro". O Reino Unido recusou a proposta Merkel /Sarkozy e ficou de fora do novo "arranjo comunitário", juntamente com a Suécia, a Dinamarca e a República Checa. Aos países da Zona Euro deverão juntar-se, na nova arquitectura "inconstitucional", a Polónia, a Lituânia, a Letónia, a Hungria, a Roménia e a Bulgária.

Os pormenores podem ler-se na imprensa diária nacional e estrangeira. Aliás, a imprensa diária desde há semanas que não fala doutro assunto. Herman van Rompuy, que serve enigmáticos interesses, já tinha sido descomposto o mês passado no Parlamento Europeu por um eurodeputado britânico, mas parece não ter vergonha. Barroso esbraceja para mostrar que é o presidente da Comissão mas ninguém lhe liga. Merkel, tal como Hitler há décadas, arrasta a Alemanha (e a Europa) para a ruína com o entusiasmo dos seus súbditos. Não compreendo a cegueira dos alemães, um povo que, durante séculos, deu à Humanidade alguns dos seus génios mais brilhantes. De Sarkozy, apenas se espera que não seja reeleito, o que constituiria um vexame para a França.

Das reais inconclusões desta Cimeira nada me espanta. Suspeito que o seu guião já estava escrito por quem, na sombra, maneja a política internacional.

O euro sobreviverá mais algum tempo, porque isso convém a quem "de facto" governa e depois soçobrará, tal como a própria União, à qual aderiu hoje, por ironia do destino, a Croácia.

A União Europeia é um cadáver adiado que nada procria, salvo legislação idiota emanada dos milhares de burocratas de Bruxelas, principescamente pagos para atrapalharem a vida das nações.

Esperam-nos tristes dias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Impossível dizer mais em tão pouca prosa. Está aqui tudo!
Esperam-nos de facto, muitos tristes dias. Tudo se encaminha para a 3ª. Guerra Mundial e, espero que definitiva. Já não se aguenta mais com estes humanos merdosos, que não aprendem com o passado. Que nojo!
Marquis