terça-feira, 13 de setembro de 2011

O RESSURGIMENTO DO CALIFADO


Enquanto a Europa se debate numa profunda crise financeira, o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, após um corte de relações com Israel, viajou para o Cairo, onde foi triunfalmente acolhido por autoridades e população. A seguir ao Egipto, Erdogan visitará a Tunísia e a Líbia, países em que os regimes foram derrubados e não existe ainda um novo poder eleito.

A viagem de Erdogan aos países que vivem a "Primavera Árabe", e que pertenceram outrora ao Império Otomano, não pode ser dissociada da ambição turca de alargar a sua influência numa zona hoje politicamente conturbada.

Erdogan, que visitou Damasco alguns anos atrás e que tem desenvolvido esforços no sentido de convencer o presidente Bashar Al-Assad a um diálogo com os manifestantes  sírios, deslocou-se posteriormente ao Iraque e ao Irão, onde se encontrou com o presidente Ahmedinejad e o guia supremo Ali Khamenei.

O presente périplo de Erdogan, que não se destinará propriamente a restaurar o califado, extinto por Kemal Atatürk após a proclamação da República Turca, pretende em especial apontar para uma liderança turca na região, que foi reivindicada e de alguma forma exercida durante décadas pelo Egipto, agora enfraquecido pela crise interna.

Arauto de um "islão moderado", Erdogan, que tenta neutralizar progressivamente os militares turcos, herdeiros e defensores de um intransigente laicismo, surge também como defensor do reconhecimento do Estado da Palestina, através do seu ingresso de pleno direito nas Nações Unidas, uma situação que conta com a oposição declarada de Israel e dos Estados Unidos.

É incontestável que o mapa do mundo está rapidamente a mudar e que devemos preparar-nos para acontecimentos que ainda há anos, para não dizer há meses, eram politicamente impensáveis. A hegemonia turca no Mediterrâneo poderá ser um deles.

2 comentários:

o tal leitor disse...

Como a Natureza tem horror ao vazio,é natural que a perda de poder e influência ocidental no Próximo Oriente e Mediterrâneo Oriental seja compensada com outros "players".Apresentando-se no jogo a Turquia e o Irão,faço votos que ganhe a Turquia,que sempre foi mais próxima dos valores ocidentais,que defendo como valores básicos da Civilização,membro da NATO,aspirante teórica à participação na U.E.,etc. O Irão,depois do desastre do fim de Reza Pahlevi,é hoje o somatório do mais aberrante e asfixiante modelo que pode assumir o Islamismo,não distinguindo o político do religioso,atrofiando as liberdades individuais,e propugnando um ódio destruidor contra o que ainda se pode entender,e é muito,como Ocidente. Venha então a Turquia,que já noutros séculos andou por perto,nunca ultrapassando,mesmo assim,e felizmente, as portas de Viena,ao norte,e a fronteira de Marrocos,ao sul. Se se tornarem demasiado imperialistas é que será pior,pois a Ordem de Malta,que nos defendeu noutras eras,já só está reduzida a um palácio(com excelentes vistas,aliás)em Roma...

Anónimo disse...

Curiosamente, ainda hoje comentei este assunto com a um amigo chegado e, também ele, atento a estas "coisas". Completamente de acordo com tudo o que o comentador antecedente referiu. Não tenho a menor dúvida que, tal como o bloguista refere, vamos rapidamente assistir a mudanças,ainda há bem pouco tempo impensáveis.
A Turquia posiciona-se velozmente para tomar as rédeas da situação, isto é, vir a substituir o Egipto como "leader" do mundo árabe. Não tenho dúvidas que virá a sê-lo, tendo em conta o seu alto nível civilizacional e económico, que não é de agora, tem séculos. Posto isto, aguardemos pelos acontecimentos.
Marquis