quarta-feira, 11 de maio de 2011

INCIDENTES EM ATENAS


Verificaram-se hoje violentos confrontos em Atenas e noutras cidades gregas para protestar contra o novo plano de austeridade exigido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional. Centenas de milhar de pessoas desfilaram pelas ruas da capital helénica entoando slogans e empunhando cartazes. Em cumprimento da greve geral decretada pelos sindicatos, foram paralisadas as comunicações aéreas, ferroviárias e marítimas, não houve transportes públicos e as escolas, organismos ministeriais e autárquicos e hospitais (salvo os serviços de urgência) estiveram encerrados. Também não houve jornais.

Os gregos estão descontentes com o o plano de reestruturação da dívida, que exigirá novos sacrifícios a juntar aos que vêm sendo impostos á população.

Por outro lado notícias, entretanto desmentidas, anunciaram que a Grécia seria obrigada a abandonar o euro e a própria União Europeia, o que seria o prelúdio da desagregação da União, que aliás está já em movimento, com vários países, como a França, a Itália, a Dinamarca, a Bélgica a suspenderem os acordos de Schengen.

A manutenção do funcionamento da União Europeia nos moldes actuais exigiria que os dirigentes dos países que a integram fossem pessoas competentes, sérias, empenhadas na consolidação de um sistema complexo, dada a diversidade cultural, política e económica dos estados-membros. Sendo a União dirigida na generalidade por mentecaptos desonestos, mais vale que a mesma se desintegre e que cada um siga o seu caminho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem foi em Atenas, amanhã será cá. Se não for amanhã é daqui a alguns dias.