domingo, 29 de maio de 2011

AS MANIFESTAÇÕES EM ESPANHA


Continuam acampadas em várias cidades de Espanha, nomeadamente em Madrid, nas Puertas del Sol, e em Barcelona, na Plaza de Catalunya, milhares de pessoas que contestam o actual sistema político e económico e pedem a instauração de uma verdadeira Democracia.

Plaza de Catalunya

A situação agravou-se esta madrugada em Barcelona, com mais de uma centena de feridos e de detidos, quando as forças da ordem pretenderam desalojar os acampados. Os espanhóis estão a imitar os egípcios que se instalaram na praça At-Tahrir até à queda do presidente Mubarak. Em Lisboa existe uma reprodução no Rossio, mas que não tem suscitado, por ora, uma considerável adesão.

Considerando o agravamento da situação na Grécia, a periclitante situação em Itália, a crise na Irlanda, o descontentamento na Bélgica e mesmo a cada vez mais insustentável posição de Angela Merkel à frente do governo da Alemanha, para já não falar dos votos atribuídos a Sarkozy nas sondagens em França,  as expectativas quanto ao futuro da União Europeia são as piores.

Sem comentários: