quinta-feira, 28 de abril de 2011

A RECONCILIAÇÃO PALESTINIANA


Elementos da organização política Fatah (representada por Azzam Al-Ahmad) e da sua rival Hamas (representada por Mussa Abu Marzuk) chegaram ontem no Cairo a um acordo de reconciliação. Desde 2007, após as eleições legislativas que deram a vitória ao Hamas em 2006, e na sequência de incidentes subsequentes, este movimento assumira o controlo da Faixa de Gaza, separando-se da Autoridade Palestiniana, que ficou a governar apenas a Cisjordânia.

Fontes na capital egípcia anunciaram que o acordo poderá ser formalmente assinado no Cairo dentro de uma semana pelo presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas e pelo líder do Hamas (sediado em Damasco) Khaled Meshaal.

Este acordo, já severamente criticado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, terá sido facilitado pela resignação do presidente egípcio Hosni Mubarak e pela situação actualmente vivida na Síria, governada por Bashar Al-Assad. Netanyahu declarou que a Autoridade Palestiniana tem de escolher entre Israel e a paz com o Hamas (que não reconhece Israel).

O acordo prevê a constituição de um governo provisório e a realização de eleições presidenciais e legislativas dentro de um ano e ainda a reestruturação da Organização de Libertação da Palestina, a fim de que o Hamas a ela possa aderir.

Sem comentários: