sábado, 16 de abril de 2011

PORQUE NÃO TE CALAS?


O vice-governador do Banco Central Europeu (BCE), o português Vítor Constâncio, afirmou que “é muito provável” que Portugal seja o último país a beneficiar da ajuda financeira das autoridades europeias e do FMI.

 Segunda noticia do PÚBLICO:

A informação é avançada pela agência financeira Bloomberg, que indica que Constâncio falava durante uma entrevista concedida em Nova Iorque, tendo referido que “espera” que os mercados apreciem os esforços europeus para apoiar os países em dificuldades.

“Penso realmente que é muito provável [que Portugal seja o último país da zona euro a recorrer ao apoio internacional] e é isso que esperamos que os mercados apreciem, já que a Europa criou mecanismos para lidar com o problema [da dívida] e algumas situações mais vulneráveis estão a ser resolvidas”, afirmou o antigo governador do Banco de Portugal.

Constâncio afirmou que “tem grande esperança” que a situação do mercado estabilize, recusando-se a comentar as matérias relacionadas com um eventual apoio ao sector bancário.

O financiamento de vários bancos da zona euro, entre os quais as principais instituições financeiras portuguesas, tem estado dependente do BCE, mas, sobre o tema, o responsável afirmou apenas que, quando o BCE tiver alguma coisa a dizer, dirá e não antes.

O vice-governador do BCE disse também que as medidas extraordinárias que estão a ser tomadas para travar a crise da dívida europeia são “temporárias”.

Segundo Constâncio, ainda é cedo para dizer quando é que o BCE, com sede em Frankfurt, vai retirar as medidas extraordinárias que estão em curso, uma vez que esta decisão “depende da evolução da situação e das avaliações” que serão feitas.

Não há ninguém que dê um euro a este tipo para ele se calar?

Sem comentários: