terça-feira, 15 de março de 2011

IMIGRANTES ILEGAIS


Visitando ontem Lampedusa, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que os imigrantes ilegais que se encontram naquela ilha deveriam regressar aos seus países. Marine Le Pen, que sucedeu a seu pai à frente daquele partido da extrema-direita, declarou que a sua visita não constituía uma provocação mas que a Europa era "impotente" para o desafio da imigração e era necessário encontrar uma solução. Apelou ainda aos europeus a um patrulhamento mais estrito das costas do norte de África para obrigar a voltar para trás os barcos que de lá partam.

A senhora Le Pen, que foi acolhida na ilha aos gritos de xenófoba, racista e neo-fascista, reiterou que apenas pretendia informar-se da situação que, segundo o presidente da câmara municipal da ilha, se encontra "fora de controlo". Cerca de 10.000 tunisinos chegaram a Lampedusa desde o começo da revolução e há na Líbia cerca de dois milhões e meio de imigrantes ilegais, segundo o ministro do Interior italiano.Também muitos líbios e egípcios demandaram as costas europeias. A Itália aguarda a chegada de muitos milhares nas próximas semanas e já pediu ajuda à União Europeia, que parece não se mostrar especialmente interessada na resolução so problema.

Como já escrevi neste blogue, a vinda dos clandestinos árabes até poderá ser vantajosa para a Europa, um continente envelhecido (os imigrantes são todos, ou quase, jovens, entre os 15 e os 30 anos) , desde que se adoptem medidas de bom-senso quanto à respectiva integração, não os condicionando aos ghettos das últimas décadas.

Sem comentários: