sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O CINEMA NAZI

Leni Riefenstahl, em filmagens nos Jogos Olímpicos de 1936

Afinal, foram os alemães que realizaram pela primeira vez filmes em 3D. Enquanto efectuava pesquisas para um novo documentário intitulado How the Third Reich was Recorded, o realizador australiano Philippe Mora encontrou dois filmes de 30 minutos em 3D, executados para o III Reich em 1936, ou seja 16 anos antes do formato se tornar popular nos Estados Unidos. Segundo informações do jornal Guardian, o primeiro filme, com o título So Real You Can Touch It, apresenta imagens de uma barbecue de salsichas alemãs, enquanto o segundo, Six Girls Roll Into Wekend,  mostra artistas que terão sido estrelas durante os tempos de guerra.

Segundo Mora «a qualidade dos filmes é fantástica», já que «os Nazis estavam obcecados em registar tudo e todos os pormenores eram controlados - isto fazia  parte da forma como ganhavam o país e controlavam a população.». Mora acredita que a existência de filmes nazis em 35 mm prova que os alemães estavam adiantados décadas. Os filmes eram feitos em estudos independentes para o ministério da Propaganda de Joseph Goebbels.


O facto dos filmes agora descobertos estarem classificados como "Raum films" (filmes do espaço) , terá sido uma das razões porque até agora ninguém curou de saber de que se tratava, ignorando o facto de serem filmes em 3D. Acredita o realizador australiano, um perito na matéria, que apresentou em 1973 o filme Svastika, a partir de filmagens particulares efectuadas por Adolf Hitler e Eva Braun em Obersalzberg, que possam estar escondidos, algures na Alemanha, muito mais filmes estereoscópicos da época.

Sem comentários: