sábado, 5 de fevereiro de 2011

MANIFESTAÇÃO EM BELGRADO


Uma manifestação que reuniu mais de 70.000 pessoas teve hoje lugar em Belgrado, reclamando eleições legislativas antecipadas (as eleições normais ocorrerão apenas em 2012) e a saída do presidente da República Boris Tadic.

Convocada pelo Partido Sérvio do Progresso (SNS), da oposição de direita nacionalista, a manifestação, a maior na Sérvia desde a chegada ao poder da actual coligação governamental pró-europeia, decorreu sem incidentes, tendo o seu dirigente Tomislav Nikolic denunciado a grave situação sócio-económica do país.

Parlamento de Belgrado, em obras  (foto de Setembro passado)

Reunidos em frente do Parlamento, os manifestantes, a maioria pessoas de 50 anos e mais e que ficaram numa situação crítica após a queda do regime de Slobodan Milosevic, escutaram os discursos dos dirigentes do SNS. A taxa de desemprego na Sérvia é de cerca de 30% e o rendimento médio mensal de 390 euros, verificando-se uma corrupção em nada inferior à existente no regime deposto.

Os sérvios continuam a não se resignar com a independência unilateral do Kosovo, desejada pelos Estados Unidos, e apoiada pela União Europeia, para aí instalarem as suas bases militares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bases militares da União Europeia? Estamos sempre a aprender por aqui com estas novidades (para este modesto leitor,pelo menos,talvez mal informado sobre a militarização da União).

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

O que se diz no post, e é verdade, é que as bases militares são dos Estados Unidos!