sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O MURO ENTRE A GRÉCIA E A TURQUIA

Brice Hortefeux

O ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, declarou ontem em Atenas que a França apoia o projecto grego de "construir uma vedação na fronteira grego-turca". Acrescentou Hortefeux, após uma reunião com o ministro grego da Protecção do Cidadão, Christos Papoutsis, que as medidas tomadas pela Grécia para conter a imigração ilegal, "desde que não se trate naturalmente de restaurar o muro de Berlim", vão no bom sentido e que terão o apoio do governo francês.

No início de Janeiro, Papoutsis anunciara a intenção da Grécia de criar uma vedação na fronteira terrestre com a Turquia, principal porta de entrada da imigração ilegal na União Europeia, considerando que o seu país já ultrapassara os limites em matéria de capacidade de acolhimento de migrantes clandestinos.

O projecto grego foi acolhido com grandes reservas pela União Europeia, tendo o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidido a semana passada que a União Europeia deverá reconsiderar as suas regras em matéria de tratamento dos pedidos de asilo.

Depois da queda do Muro de Berlim, e enquanto não é derrubado o Muro construído pelos israelitas em volta da Cisjordânia, constitui um mau presságio este novo Muro grego para conter a imigração ilegal, ainda que devam ser tomadas medidas adequadas para controlar os fluxos migratórios. Mas, como disse Umberto Eco, em 23 de Janeiro de 1997, num convénio organizado pelo município de Valência sobre as perspectivas do Terceiro Milénio, «Os fenómenos que a Europa tenta ainda enfrentar como casos de emigração são pelo contrário casos de migração. O Terceiro Mundo está a bater às portas da Europa, e entra mesmo quando a Europa não está de acordo. O problema já não é decidir (como os políticos fingem acreditar) se se admitem em Paris raparigas estudantes com o chador ou quantas mesquitas devem erigir-se em Roma. O problema é que no próximo milénio (e como não sou profeta não posso especificar a data) a Europa será um continente multirracial, ou se preferirem "colorado". Se lhes agradar, será assim; e se não lhes agradar, será assim na mesma.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais muros, não. Haja convivência. Como diz Eco, os árabes e africanos acabarão por chegar à Europa.

Boa sorte a todos.