domingo, 19 de dezembro de 2010

JACQUELINE DE ROMILLY


Morreu ontem, aos 97 anos, Jacqueline de Romilly, uma das grandes especialistas da cultura da Grécia Antiga. a segunda mulher a ingressar na Academia Francesa (depois de Marguerite Yourcenar) e a primeira a ensinar no Collège de France.

Helenista famosa, não só em França mas no mundo, o governo de Atenas concedeu-lhe em 1995 a nacionalidade grega, pelos altos serviços prestados ao estudo e divulgação da civilização que é a mãe do Ocidente.

1 comentário:

Anónimo disse...

São de apreciar sobretudo as últimas linhas do post. O seu incansável e frustrado combate pela continuidade do ensino do grego e do latim nos liceus franceses tambem é de relevar,pois boa parte do primitivismo das actuais gerações se deve à perda do contacto familiar com as línguas e culturas fundadoras da Civilização(com C maiúsculo). É curiosamente no Norte da Europa,nomeadamente na Finlândia e nos Estados Unidos que se encontram ainda alguns centros de alta qualidade na investigação greco-latina. Coisas... A última obra que li dessa excelente Senhora foi um pequeno ensaio sobre Alcibíades,de grande interesse geral e particular.