domingo, 5 de dezembro de 2010

INUNDAÇÕES NA SÉRVIA


A Europa está submetida a duras provações. Além do frio glacial que se faz sentir e da neve que cobre o Velho Continente, são agora as inundações que atingem vários países.

O rio Drina (um afluente do rio Sava), cuja célebre ponte (em Visegrad) Ivo Andric imortalizou no seu famoso romance A Ponte sobre o Drina, transbordou do leito e invadiu as margens, tendo sido retiradas das suas casas milhares de pessoas. As águas do rio alagaram zonas da Sérvia, da Bósnia-Herzegovina e do Montenegro, como não se verificava desde há 100 anos. 

É um facto que a globalização precipitada do planeta está a exercer consequências nefastas sobre o clima, provocando subidas e descidas bruscas e inusitadas da temperatura, inundações, incêndios e todo um cortejo de calamidades, que não serão travadas se não forem adoptadas medidas excepcionais de emergência. O homem, na sua ambição desmedida, está a destruir o seu meio ambiente. Pesada herança para as gerações vindouras.

2 comentários:

Anónimo disse...

...bem, mas isso seria se ainda houvesse algo p'ras gerações vindouras.

Marquis

O tal leitor disse...

O ilustre autor desta vez esqueceu-se do neo-liberalismo de inspiração anglo-saxónica como causa dos incómodos meteorológicos. Ainda se virá a demonstrar que o Dilúvio Universal não teve outras causas,tal como o terramoto de 1755. Estas forças malignas estão a trabalhar há muito mais tempo do que se julga...