domingo, 12 de dezembro de 2010

ASSIM VAI O MUNDO


Grandiosa manifestação teve lugar ontem em Roma contra o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que poderá ter de abandonar o lugar na próxima semana, devido a uma moção de censura no Parlamento.

Entretanto, explodiram duas bombas no centro de Estocolmo, provocando um morto e dois feridos.

Por sua vez, Hugo Chávez declarou que, tendo alojado no palácio presidencial de Caracas algumas famílias vítimas das recentes cheias no país, vai instalar-se na tenda que lhe ofereceu o líder líbio Muammar Khaddafi.

Dois violentos ataques mataram pelo menos 15 pessoas e feriram algumas dezenas no Afeganistão, como vem sendo hábito.

Uma verdadeira batalha campal em Moscovo, entre manifestantes de duas facções desportivas e a polícia, mesmo ao lado do Kremlin, provocou dezenas de feridos.

Registaram-se também centenas de feridos no desmoronamento de um estádio de futebol em Amann, na Jordânia, na sequência de confrontos entre duas equipas rivais.

Bento XVI opõe-se à adesão da Turquia à União Europeia.

Mark Madoff, filho do banqueiro e burlão internacional Bernard Madoff, foi encontrado suicidado em sua casa em Nova Iorque.

Milhares de pessoas saíram á rua em apoio a Julian Assange, em Londres, Nova Iorque, Madrid, Barcelona, Amesterdão, São Paulo, Buenos Aires e até em Lisboa. Os protestos contra a detenção de Assange saltam assim da internet para a praça pública.

Recomenda-se a leitura da Paz Perpétua, de Kant.

1 comentário:

Anónimo disse...

E faz muito bem em recomendar o ensaio kantiano,sempre digno de atenção. Simplesmente as propostas do homem de Königsberg nada têem a ver com os ditúrbios locais ou nacionais,mas sim na busca de soluções para a paz entre as nações,no tempo da edição do livro muito perturbada com a guerras europeias post-revolução francesa.Entre outras,as suas ideias são de um reforço sério da teoria e da prática do Direito Internacional,e de uma solução federativa para a organização dos países,a começar pela Europa. Hoje não temos ideia de como os nossos antepassados,mesmo os não longínquos,viviam numa perspectiva permanente de possibilidade de serem aniquilados ou destruídos por frequentíssimas guerras nacionalísticas. Sem ir mais longe,a História dos séculos XIX e XX traz-nos inúmeras ilustrações. Assim a chamada "União Europeia",com todas as suas limitações,tem constituido uma verdadeira solução kantiana para a atracção neste continente pelas soluções militares,finalmente coarcadas com o Tratdo de Roma