quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OS PACOTES ARMADILHADOS


Estão as embaixadas estrangeiras em Atenas a receber encomendas postais real ou supostamente armadilhadas, uma das quais já explodiu ao ser aberta. Foi também enviada para a embaixada de França uma embalagem destinada a Nicolas Sarkozy, o que não deixa de provocar algum sorriso, como se o presidente francês fosse ele mesmo abrir um pacote proveniente da representação diplomática em Atenas.

Existe igualmente algum alvoroço internacional devido a presumíveis peças desmontáveis para fabrico de bombas que parece não terem sido detectadas em pelo menos dois aeroportos, que se destinavam aos Estados Unidos e que seriam provenientes do Dubai.

Estes movimentos costumam ocorrer em determinados períodos, muitas vezes não devidamente analisados, e nunca são gratuitos em termos gerais, embora possam provocar estragos em termos particulares.

Acontece, todavia, que estas actividades, ditas terroristas, servem muitas vezes interesses que nada têm a ver com o propósito imediato que as motiva.

Nunca vi o completo e inequívoco esclarecimento dos ataques ocorridos em New York e Washington em 11 de Setembro. Mas sei que serviram de pretexto para os americanos invadirem o Afeganistão e o Iraque. Também toda a gente sabe que tendo sido o presidente De Gaulle alvo de um atentado em França, posteriormente François Mitterrand encomendou para si mesmo um atentado para não ficar inferiozado perante o general.

Há demasiadas coincidências na vida política internacional - e isto não é teoria da conspiração mas uma elementar análise dos factos - para suscitar as maiores interrogações sobre os motivos de determinados actos. Como nos romances policiais: a quem aproveita o crime?

Sem comentários: