domingo, 28 de novembro de 2010

A FOME EM PORTUGAL


Teve lugar ontem e hoje, em todo o país, uma recolha de alimentos em mais de 1.100 superfícies comerciais, promovida pelo Banco alimentar contra a fome, dirigido pela mão solidária de Isabel Jonet. Esta campanha, que tem lugar em vésperas de Natal, destina-se a minorar a situação aflitiva em que se encontra grande parte da população portuguesa. É uma campanha que não deverá realizar-se apenas na altura de dias festivos mas sim durante todo o ano, já que que comer é uma necessidade quotidiana.

Para além da pobreza endémica, que se regista desde sempre em Portugal, surgiu nos últimos tempos uma pobreza "mais discreta", o que antigamente chamávamos a pobreza envergonhada e que não dá nas vistas mas existe. Gente que perdeu o emprego ou viu o seu salário reduzido, gente menos prevenida e que se deixou aliciar pelas propostas de empréstimos bancários para adquirir o que não podia e que, se calhar, nem lhe fazia falta, e que agora não consegue solver os seus compromissos, gente que, pelos mais diversos motivos, ficou sem recursos para o dia-a-dia.


Preocupada com a situação gravíssima que se vive no país, a Igreja Católica já se manifestou, pedindo, inclusive, aos seus ministros, para contribuírem com dádivas para os mais necessitados. Também as instituições de solidariedade social vão fazendo o que podem, e que não é muito, se compararmos com o que seria indispensável.

Admira-me que, em época de profunda crise social, ainda haja quem se preocupe com os restaurantes de cinco estrelas, onde uma refeição não custa menos de cinquenta euros.


O secretário-geral da AHRSP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)., José Manuel Esteves afirmou-se preocupado com o empobrecimento da população, ciente do desperdício que ainda existe. Pelos seus cálculos, só os refeitórios e as cantinas de hospitais, estabelecimentos prisionais, universidades e escolas deitam 35 mil refeições ao lixo todos os dias. E são as famílias que têm de ir buscar aos contentores do lixo as refeições que lhes poderiam ser directamente entregues. Parece que a lei idiota que proibia que se dessem as sobras (que não os restos dos pratos, obviamente) aos mais carenciados, vai ser alterada. Dizem os deputados que houve uma má interpretação e que apenas estava em causa a garantia das condições de higiene, mas desde há tempo que muitos empresários ignoravam essa lei e enviavam as sobras para quem delas precisasse. Para garantir o encaminhamento das refeições é indispensável a a colaboração das autarquias, muitas vezes mais preocupadas com o acessório do que com o essencial.

Suponho que muitos portugueses, especialmente em meios urbanos, em que as pessoas mal se conhecem, ainda não se deram conta da gravíssima situação que o país atravessa. O país e, dentro em pouco, a Europa inteira, onde o actual modelo económico está completamente esgotado. Aguardam-nos dias difíceis, porventura semelhantes aos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, mas menos espectaculares, já que não se vislumbram, por ora, os vestígios das destruições causadas pelos bombardeamentos. A insensibilidade dos líderes europeus, e até de parte da população que inconscientemente os elegeu e que não foi ainda afectada pela crise, mas que certamente virá a ser, provoca calafrios. Em breve chegará a sua hora!

3 comentários:

Anónimo disse...

O máximo de estrelas Michelin,a que o autor talvez se refira,é de três,e não cinco. Alem disso,o Turismo e a Gastronomia são actividades económicas que podem e devem ser desenvovidas num país como as nossas características,que não tem muita coisa óbvia para desenvolver. E a Gastronomia é uma forma e um sinal de Civilização. Não é por mergulharmos num miserabilismo acinzentado que resolvemos os problemas económicos conhecidos. O seu admirado António Ferro bem o sabia,pois se dedicou a criar as Pousadas e a incentivar a qualidade e exigência da restauração logo nos anos 40,tempos ainda mais difíceis do que estes,como pode comprovar folheando a excelente revista "Panorama". E muito bem,pois ainda hoje há gente de todo o mundo(e conheço alguns) que vem a Portugal para fruir o ambiente e o panorama das magnificas Pousadas que temos,apreciar as paisagens circundantes,e saborear a gastronomia regional. Deixemos de vez os ecos do "franciscanismo revolucionário",valorizemos o que temos de bom,e apliquemo-nos a melhorar a economia como pudermos,mas sem lágrimas e suspiros.

Anónimo disse...

Se bem que no conjunto o comentário até esteja certo, atem-se de facto apenas ao acessório e não à substância. O que interessa para o caso se o autor do blogue referiu 3 ou 5 estrelas? Por acaso esse tipo de estabelecimento é frequentado pela maioria a que o post se refere, bem como as Pousadas e afins? Estou de acordo em que se deve desenvolver tudo e mais alguma coisa, sem dúvida, mas neste momento de tanta gravidade, devemos baixar à Terra e ver o que se passa à nossa volta. O autor do comentário, naturalmente, por saber tanto de "estrelas" vive certamente numa outra galáxia. Ainda bem para ele.
Não é o caso da maioria dos portugueses, de certeza absoluta.

Marquis

Anónimo disse...

Como me parecia óbvio,o comentário das 18.20 não pretendia focar o conjunto do post do autor do blogue,nem os seus objectivos,mas a propósito do oferecimento duma correcção de pormenor,notar (o que as atitudes populitas e demagógicas estão sempre a esquecer) que há actividades chamemos-lhes "elitistas" que podem ter interesse económico,como o funcionamento dos bons restaurantes ou dos bons hoteis. Perguntem os francicanistas à França qual a importância das suas indústrias de luxo,os perfumes,as jóias,os champagnes,os Ritzs e os "Tour d'Argent". Sempre foi e continua a ser uma das mais importantes fontes de divisas e emprego do país. É óbvio que a maioria da população francesa não dorme no Ritz nem come no Lasserre,mas como não são de vistas limitadas,digamos,compreendem a importância económica dessas actividades. Pelo mesmo critério,os alemães tambem deviam deixar de fabricar Mercedes e BMWs,dado qua a maioria da população tambem não se passeia nesses carros. Mas para os franciscanistas,o valor das exportações interessa menos do que a suposta moralidade social,cuja imposição estatal,aliás,tem ao longo da História dado lindos resultados. E por aqui me fico,para não irritar mais os moralistas sociais de serviço,e porque a hora já está adiantada,e podem achar tambem que se escrever comentários meio sérios meio satíricos a horas a que o povo honesto e trabalhador já dorme é uma actividade elitista a reprimir.