quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A DERROCADA


Ruiu mais um prédio em Lisboa, desta vez na Avenida 5 de Outubro. As derrocadas na cidade sucedem-se a um ritmo assustador. Ano após ano os prédios vão caindo, sem que se conheçam medidas da Câmara Municipal de Lisboa que possam travar os consecutivos desabamentos. Chega a parecer que há gente interessada em que os edifícios caiam para poderem edificar outros no mesmo lugar. Se calhar até é verdade. Porque não se assegura, quando se efectua uma demolição, que os edifícios contíguos não fiquem em perigo?

Para tudo isto a Câmara deveria estar atenta. Creio que existe legislação bastante para prevenir estas situações e quanto a dinheiro seria mais bem empregue a obviar estas calamidades do que a gastá-lo em manifestações perfeitamente dispensáveis, mas nem por isso menos onerosas.

Lisboa é das capitais europeias que eu conheço, e conheço quase todas, a única que deixa degradar os seu prédios a misérrimo estado, favorecendo a especulação imobiliária e descaracterizando a cidade. Os prédios antigos não são recuperados, deixam-se cair e no seu lugar surgem outros, certamente de maior rendimento mas a maior parte das vezes autênticas aberrações arquitectónicas.

É tempo de se adoptarem as devidas providências, antes que nada reste da cidade antiga.

Sem comentários: