quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ATENTADO ?


Segundo o noticiário internacional, o cortejo do presidente Ahmadinejad, que se deslocava em visita a Hamadan, terá sido atacado por um homem que lançou uma granada de fabrico artesanal, tentando atingir o presidente, que escapou ileso, embora a deflagração haja provocado alguns feridos.

Fontes oficiais iranianas negam a ocorrência, mas é um facto que a política interna de Ahmadinejad suscita cada vez mais reservas no país (o que não é o caso da política externa), sendo de prever que, a prazo, o Irão seja obrigado a rever os rigores do processo de islamização da actual República teocrática.

É um facto que a religião islâmica tem sido utilizada no Irão (como aconteceu na Europa com a religião cristã) para consolidar o regime mas, nos tempos actuais, e num mundo globalizado, torna-se evidente que não será possível usá-la indefinidamente com esses propósitos. Também a rigidez em matéria de costumes nada contribui para uma estabilização social, e tem sido, ao longo dos tempos, a repressão exercida em nome da moral que mais concorreu para o enfraquecimento e queda dos regimes ditatoriais. Ainda que o Irão se considere uma democracia, nenhum regime fundado numa religião se poderá considerar democrático. A religião é, em última instância, um assunto do foro pessoal. Afirma Toynbee, que ela é o invólucro das civilizações. E foi-o. Mas a nossa época mudou muita coisa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desta vez,aplausos.