domingo, 6 de junho de 2010

SALOMÉ



Salome, de Richard Strauss. Orquestra da Royal Opera House Covent Garden, sob a direcção de Philippe Jordan;  encenação de David McVicar. Londres, 2008

Recorrendo à história bíblica, Oscar Wilde escreveu com talento (o talento que pôs na sua obra, já que o génio reservou-o para a vida, segundo disse) a peça Salomé (texto original em francês, tradução para inglês de Alfred Douglas). Utilizando o argumento, Richard Strauss compôs, genialmente, a ópera Salome (tradução para alemão de Hedwig Lachmann).

A peça (poucas vezes representada, o que se lamenta) e a ópera (essa reposta mais frequentemente), pelo texto ambas e a segunda também pela música, devem ser atentamente escutadas em tempos de decadência, como o que vivemos.

As palavras e as notas de música são premonitórias de grandes catástrofes. Herodes anuncia-as no texto, Wilde sofreu-as na carne, o mundo transformou-se definitivamente na passagem do século XIX para o século XX, em que suportou duas guerras mundiais. Encontramo-nos agora no dealbar de uma crise de contornos apocalípticos.

À falta de vermos a peça, revisitemos a ópera.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sempre a agradecer estas belas surpresas musicais,neste caso uma original(mas não absurda) encenação moderna da Salomé. Até para nos avivar a memória da magníficas que ouvimos por cá,por mim começando com a notável Inge Borkh. Mas passando ao tema da Salomé e da decadência,é verdade que o Herodes prevê desgraças. Mas quais,històricamente? O Império romano estava bem de saúde,e assim continuou mais uns séculos. O próprio Herodes,embora doente,ainda reinou mais um ano e picos. A Salomé foi raínha,casou duas vezes e teve descendência. A tragédia será a de S.João Baptista,decapitado,mas não esqueçamos que já tinha cumprido a sua missão,a de anunciar os Novos Tempos,que vieram e frutificaram até hoje. Sem querer estar sempre a contrariar,mas apenas para estimular o debate,nada vejo de apocalíptico na chamada "tragédia de Salomé",relatada aliás apenas por um dos evangelistas(salvo erro S.Marcos) que nem lhe cita o nome.
Leiamos História e não esqueçamos com o Poeta e com o José Mário Branco(já agora) que todo o Mundo é composto de Mudança...

Anónimo disse...

Corrijo-me: alem de S.Marcos(6. 21-24) a história da Salomé(sempre sem a nomear) é tambem referida por S.Mateus(14. 6-11). Assim está tudo bem.

Anónimo disse...

CLARO QUE NOS APROXIMAMOS DO FIM DOS TEMPOS. O MUNDO ESTÁ BUÉ DA LIXADO, CONCORDO COM O AUTOR. O FUTURO NÃO INTERESSA A NINGUÉM

Anónimo disse...

Talvez queira tambem colocar aqui um excerto do "Quatuor pour la Fin du Temps",do Messiaen,obra aliás composta em tempos,esses sim, realmente apocalípticos.