quarta-feira, 26 de maio de 2010

PARLAMENTOS


Palácio de São Bento


Tem sido noticiado pela imprensa que vai ser construída na Assembleia da República uma "sala de fumo" para os deputados. Parece que se trata de uma obra dispendiosa (e desnecessária) numa ocasião em que são pedidos aos portugueses especiais sacrifícios para fazer face à crise económica e financeira que (em grande medida por culpa dos políticos - isto é verdade) se regista em Portugal. Se não é permitido a qualquer cidadão fumar nos transportes públicos, nos restaurantes e hotéis (quase todos), nos teatros e cinemas, e nos demais edifícios públicos, porque não poderão os senhores deputados privar-se durante algumas horas da actividade tabagística, que aliás, comprovadamente, só faz mal à saúde? E se não podem eximir-se, então saiam uns minutos para fora das instalações.

Aliás, não vejo necessidade da existência de um tão elevado número de deputados no nosso parlamento. Dado que os grupos parlamentares votam sempre (ou quase - há umas mínimas excepções) em bloco, meia dúzia de deputados seria suficiente por cada partido e a votação seria proporcional aos votos expressos nas urnas. Poupava-se muito dinheiro ao país. Aqui está uma área em que seria possível reduzir substancialmente o orçamento do Estado.

Por outro lado, preocupa-me sempre o fumo nos parlamentos, mesmo fora do hemiciclo. É que existe o perigo dos incêndios, perigo que se agrava em épocas de crise. Não queiramos o Palácio de São Bento em chamas, como o Reichstag em 27 de Fevereiro de 1933.


O Reichstag em chamas

1 comentário:

Anónimo disse...

Salvo erro,o Prof.Marcelo referiu-se precisamente à questão do número excessivo de deputados na sua última intervenção de Domingo. E,tambem salvo erro,afirmou concordar com a redução para 180,como prevê aliás a Constituição.Claro que é de aplaudir,na esperança de que uma revisão venha a aproximar mais os deputados dos respectivos eleitores,o que não será muito provável dado que isso significaria afastá-los do controle da chefia partidária
Quanto ao fumo no Parlamento,talvez se arranjem uma obras mais baratas(ocupando alguns desempregados úteis).O incêndio do Reichstag foi apenas um passo mais para a descredibilização do regime parlamentar,como pretendia o partido nazi,dado que nunca foi reconstruído naquele infausto período,mas apenas recentemente com a soberba cúpula translúcida do Norman Foster.