segunda-feira, 19 de abril de 2010

HHhH


Um interessante romance acabado de publicar, escrito por um jovem professor universitário francês,  Laurent Binet, que viveu em Praga.


O livro tem por título HHhH, iniciais de Himmlers Hirn heisst Heydrich, ou traduzindo: O cérebro de Himmler chama-se Heydrich. E trata da descrição, romanceada (embora todas as personagens tenham existido ou ainda existam), da preparação do atentado que, em 1942, vitimou Reinhard Heydrich, chefe da Gestapo e  Protector-adjunto (em nome do Reich) da Boémia e da Morávia, na verdade o nº 2 de Heinrich Himmler. 


Nesse ano, os ingleses planearam a operação "Anthropoïde", enviando a Praga dois paraquedistas checoslovacos com a missão de assassinar Heydrich. O plano resultou e o Protector-adjunto, embora saindo do atentado sem danos maiores, veio a falecer de septicemia, uma semana depois. Assim morreu aquele que foi considerado o homem mais perigoso do III Reich.

Os dois assassinos, que conseguiram fugir, refugiaram-se depois na Igreja de São Cirilo e São Metódio, em Praga, onde vieram a ser descobertos, por uma denúncia, sendo executados, bem como muitos outros checos, devido à fúria de Hitler.


Este primeiro romance de Laurent Binet é uma obra que importa visitar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por muitas razões, Heydrich foi uma das mais sinistras figuras do sinistro 3ºReich. A fotografia da capa justifica-se como única a reter,e espero que o livro seja exacto na análise dessa figura simbólica desse empreendimento maléfico que pràticamente destruiu a Europa e o seu papel no mundo,demonstrando que a barbárie espreita sempre ocasióes para renascer e atacar.

Livro de Autor disse...

Acabei de ler o livro. Gostei muito e recomendo.
Sim, o livro soube sugerir todos os contornos do monstro entre montros, e através dos pormenores dos acontecimentos, com base em testemunhos e farta documentação, constrói um livro que mobiliza a alma do leitor, diminuindo emocionalmente a distância, no tempo, entre aqueles acontecimentos e os dias de hoje.