quinta-feira, 11 de março de 2010

NA MORTE DO CHEIKH EL-TANTAWY


Faleceu ontem na Arábia Saudita, aos 81 anos, quando se preparava para regressar ao Egipto, após uma visita a Riyadh , o Grande Cheikh Muhammad Sayyid el-Tantawy, Imam da Mesquita de Al-Azhar e Reitor da Universidade de Al-Azhar.Figura de grande prestígio no mundo muçulmano, já que o Grande Cheikh de Al-Azhar é considerado, desde a abolição do Califado (no final do Império Otomano) por Mustafa Kemal Ataturk, a mais alta instância do Islão Sunita, Tantawy morreu em consequência de um súbito ataque de coração, quando já se encontrava a bordo do avião que o haveria de trazer ao Cairo.

Muhammad Sayyid el-Tantawy fora nomeado, por Mubarak, Grande Mufti do Egipto em 1986, cargo que desempenhou até 1996, data em que o presidente o designou para imam de Al-Azhar. Homem de tendências liberais, partidário do diálogo inter-religioso, estudioso e profundo conhecedor do Corão, foi-lhe muitas vezes censurada a sua proximidade do Poder, do qual, de resto, dependia a sua nomeação.

Ao terem conhecimento da morte, enviaram condolências o papa Bento XVI, o presidente Barack Obama e a secretária de Estado Hilary Clinton, o rei Muhammad VI de Marrocos e muitas outras personalidades.

O Cheikh Tantawy ficará sepultado em Medina, por decisão da família, já que faleceu na Arábia Saudita, tendo o presidente Mubarak, também de 81 anos, que se encontra na Alemanha a recuperar de uma intervenção cirúrgica à vesícula, lamentado profundamente  o passamento da ilustre personalidade.

 O Cheikh Muhammad Wasel, nº 2 de Tantawy, assegurará o funcionamento da Mesquita e da Universidade de Al-Azhar, até à nomeação presidencial de um substituto.

Sem comentários: