terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MANUEL SERRA


Acabei de saber pelo blogue "Arrastão" da morte de Manuel Serra. Não o conheci pessoalmente, mas recordo que foi figura largamente citada na comunicação social nos primórdios da III República, como já o fora, ainda que clandestinamente, nos finais do Estado Novo. Político e revolucionário porventura controverso, há muito retirado das luzes da ribalta, onde em boa verdade nunca chegou a estar, a sua morte mereceria certamente uma referência, ainda que breve, nessa comunicação social que, em momentos de alguma efervescência, tanto o incensou. Mas não li nem ouvi uma só palavra, talvez por desatenção da minha parte, ou por omissão da classe jornalística actual, que na sua ignorância já nem saberá de quem se trata. 

O povo português está, pouco a pouco, a perder a Memória e um povo sem memória, como diria Lorca, se já não está morto, está moribundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

O jornalismo e a chamada "Comunicação Social" portugueses têm de facto muitos defeitos,perversões,incompetências,etc. Mas neste caso,penso que os muitos afazeres do autor do blogue o impediram de seguir minimamente o eco da noticia. Em 1º lugar,foi circulada pela Lusa para todos os meios. Depois foi objecto de noticias na maioria dos jornais,veja no "Público",por exemplo. Foi inclusivamente comentada por Manuel Alegre na TV,e dada na maioria das rádios(p.ex. Renascença). Para comentar e criticar os meios informativos,convem primeiro lê-los e ouvi-los,ou se não se tem tempo,comentar outras andanças.