terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O QUE FAZ CORRER JOÃO SALGUEIRO ?


João Salgueiro, ex-subsecretário de Estado do Planeamento de Marcelo Caetano, ex-ministro de Estado e das Finanças e do Plano de Balsemão, ex-vice-governador do Banco de Portugal, ex-presidente do Banco de Fomento Nacional, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos e ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos, foi recebido ontem no Palácio de Belém - como simples cidadão - pelo presidente da República.

À saída, voltou a defender as receitas que tem preconizado para a resolução da crise económica e financeira nacional, nomeadamente o congelamento ou diminuição dos salários e das prestações sociais, o possível aumento de impostos (como já admitira o inefável Vítor Constâncio) e outras medidas extremamente gravosas para a "classe média", já que os pobres dificilmente ficarão mais pobres.

Ao contrário da visão apocalíptica de Medina Carreira, que propõe remédios diversificados, a visão apocalíptica de João Salgueiro incide primordialmente na sobrecarga dos trabalhadores e dos mais fragilizados. Nunca se lhe ouviu uma palavra para, por exemplo, criticar os negócios e os roubos da banca.

Esta argumentação de João Salgueiro vem sendo expendida desde há muitos meses, e cada vez com mais insistência. O que fará correr João Salgueiro?

Sem comentários: